A ARAUCO continua consolidando o caminho em direção a um futuro sustentável, informando sobre o cumprimento dos projetos de impacto social e ambiental associados à emissão de 12 milhões de UF em títulos sustentáveis.

[:es]Corporativo[:en]Corporate[:pb]Corporativo[:] Inversionistas
Publicado el 24-07-2024

Este valor, equivale a cerca de USD 500 milhões e representa a totalidade dos recursos arrecadados através da emissão de títulos sustentáveis ​​realizada em 2023.

Entre as iniciativas informadas em maio e junho deste ano, destacam-se as relacionadas com o uso do solo e gerenciamento florestal, programas de gerenciamento de água, emissões, resíduos e acesso a serviços básicos.

Entre os projetos financiados, e que possuem a classificação de sustentáveis, estão alguns relacionados ao uso sustentável da terra e gerenciamento florestal, programas de gestão de água, emissões, resíduos e acesso a serviços básicos, como programas de saúde, água potável, transporte, educação. e emprego, entre outros. Esses projetos receberam a classificação “MUITO BOM” nos índices de qualidade da sustentabilidade da agência Moody’s.

Gianfranco Truffello, Gerente Corporativo de Finanças da ARAUCO, destacou que “este é um marco muito importante que reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade”. Acrescentou que este tipo de investimentos permite continuar a gerar valor para os seus stakeholders, e contribuem para a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento das comunidades.

A companhia possui um patrimônio florestal no Chile, Argentina, Brasil e Uruguai sob práticas de Manejo Florestal Responsável. Além disso, os seus processos produtivos são certificados pelos mais exigentes padrões ambientais, sociais e econômicos do mundo e, a cada ano, planta milhões de árvores, que pela sua capacidade natural de absorver dióxido de carbono e transformá-lo em oxigênio, são suas importantes aliadas na mitigação das mudanças climáticas. Um exemplo é que em 2023 foram plantadas 132 milhões de árvores no Chile, Argentina, Brasil e Uruguai.

Da mesma forma, ao longo de sua história, a ARAUCO desenvolveu projetos sociais para melhorar o acesso a um elemento vital como a água. É o caso da estratégia de gerenciamento Desafio Água, desenvolvida no Chile há mais de uma década, e que envolve o trabalho colaborativo com a comunidade e autoridades. Assim, conseguimos apoiar mais de 51.000 pessoas através de 116 projetos de Água Potável Rural (APR), em 42 municípios, disponibilizando estudos, engenharia e até superfície para o desenvolvimento de pequenas e grandes obras, através da colaboração público-privada. Além disso, estamos trabalhando na geração de métodos para medir os parâmetros da água que flui nas bacias florestais próximas às captações dos nossos vizinhos.