ARAUCO entrega equipo de alta tecnologia para detectar o Coronavirus de forma precoce

Corporativo
Publicado el 01-04-2020

Esta contribuição faz parte da Estratégia de Emergência do COVID-19 desenvolvida pela ARAUCO, que considera ações nas áreas da Prevenção Sanitária, Detecção Precoce, Apoio Hospitalar e Educativo.

 Com o objetivo de agilizar a detecção precoce do Covid-19 na Região do Bío Bío, a ARAUCO, através do seu Centro de Investigação Bioforest, disponibilizou uma equipe especializada em detectar precocemente o vírus Covid-19.

Graças a este robô para a extração de RNA, será possível reduzir os tempos de detecção do Covid-19 de 3 a 4 dias, num máximo de 4 horas, processando 96 amostras em duas horas, quase 5 vezes a mais do que os sistemas que funcionam atualmente.

Esta ação forma parte da Estratégia de Emergência do COVID-19 desenvolvida pela ARAUCO, que busca proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, famílias e comunidades onde a empresa está presente.

“Acreditamos que, diante de uma emergência global dessa magnitude, a colaboração entre os diversos atores é fundamental. Por isso colocamos à disposição do Ministério da Saúde e do Ministério de Ciências e Tecnologia toda a nossa capacidade em matéria de laboratórios, equipamento técnico e pessoal especializado, com o objetivo de aumentar a capacidade de diagnóstico diante da emergência do coronavírus”, disse Charles Kimber, gerente de Assuntos Corporativos e Comerciais da ARAUCO.

O Intendente da Região do Bío Bío, Sergio Giacaman, valorizou a contribuição no contexto desta emergência sanitária. “Dissemos que vamos vencer o Covid-19 todos juntos, e não são simples palavras. Nesta semana vimos como empresas, universidades e outras instituições ofereceram seu apoio ao sistema público de saúde nesse momento de necessidade, seja para ceder infraestrutura para espaços sociais e sanitários, para atendimento médico ou equipamentos para camas críticas. A ajuda da ARAUCO com esta tecnologia é tremendamente valiosa, porque permite aumentar a nossa capacidade para realizar mais exames em menos tempo, e devemos agradecer isso”.

O novo equipamento, que inclui um robô de extração de ácidos nucleicos (DNA/RNA) e um gabinete UV, será administrado por pessoal especializado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Concepción. Sua vice-reitora, Liliana Lamperti, informou que o equipamento está em processo de instalação e implementação e permitirá passar das atuais 200 extrações manuais a 800 amostras automatizadas por dia. Ela disse que neste momento estão esperando contar com os reativos necessários para detectar o material genético do coronavírus, e para isso estão realizando gestões com diversas instituições públicas e privadas.

Finalmente, Kimber, disse que “a ARAUCO está especialmente focada em estabelecer e fortalecer diversas medidas com nossos trabalhadores, colaboradores e suas famílias para proteger a saúde de todos eles. Como companhia, temos uma responsabilidade fundamental no desenvolvimento social e econômico dos lugares e regiões onde trabalhamos para contribuir da melhor forma possível”.

Características do equipamento

O equipamento, modelo QIAcube HT System (96), é um robô para extração de DNA.

Permite processar 96 amostras em duas horas, ou seja, quase cinco vezes a mais do que os sistemas que estão em serviço atualmente, que chegam as 20 amostras no mesmo tempo.

Estratégia de Emergência

A Estratégia de Emergência do COVID-19 desenvolvida pela ARAUCO considera ações nas áreas de Prevenção Sanitária, Detecção Precoce, Apoio Hospitalar e Educativo.

 Prevenção Sanitária

  • Iniciativas de sanitização e fumigação massiva de espaços públicos utilizando caminhões pipa e brigadas florestais. Essas ações já foram realizadas em Ránquil e Cañete, e durante a próxima semana serão repetidas em Curanilahue e Los Álamos, entre outros municípios que irão sendo informados oportunamente.
  • Entrega de insumos sanitários, como termômetros, máscaras de proteção, luvas e álcool gel.

Detecção Precoce

  • Além do equipamento de detecção precoce que será administrado pela Universidade de Concepción, as equipes e pesquisadores do Bioforest, o Centro de Investigação da ARAUCO, também estão colaborando no trabalho de diagnóstico.

Apoio Hospitalar

  • Acordo com autoridades de saúde e do município de Arauco para financiar 50% da instalação de um hospital de campanha nesse município para enfrentar a emergência.
  • Disponibilizar infraestrutura física em 4 regiões para contribuir com a emergência (atendimento sanitário, depósitos e distribuição).

Apoio Educativo

  • Através da Fundação Educacional Arauco, apoio aos municípios no desenho de planos que permitam manter a continuidade educacional.
  • Recolher experiências e identificar recursos para a aprendizagem dos estudantes.