Arquitetura e Decoração

5 aplicações do MDF na arquitetura e decoração

29-08-2023

As tendências de mercado acompanham os hábitos das pessoas. Atualmente, o conforto e o bem-estar são prioridades. Dessa forma, trabalhar com materiais que transmitam aconchego é mais do que essencial. O MDF é uma excelente alternativa para quem deseja criar projetos modernos e aconchegantes. A sua popularidade é tamanha que o material já se tornou um dos preferidos dos arquitetos e designers de interiores.

 

Seja para criar móveis ou formar um painel, ele é um verdadeiro aliado da decoração. A seguir, você vai conferir ideias de aplicação para usá-lo e entender por que ele conquistou clientes e profissionais da área.

 

5 maneiras de usar o MDF em seus projetos

Conheça as possíveis aplicações do MDF, um material que tem como uma das características principais a versatilidade.

 

  1. Painéis de TV

Uma das possibilidades de uso para as chapas de MDF é criar um painel como suporte de TV. Essa aplicação é muito utilizada por profissionais da arquitetura e decoração, para garantir uma composição moderna, escondendo fios e dando um toque sofisticado a salas de estar.

 

  1. Divisórias

Servem para separar e criar ambientes surpreendentes. Podem ser usadas para separar a área de TV da sala de jantar, por exemplo, dando maior funcionalidade aos espaços.

 

  1. Móveis

Além dos tradicionais móveis em MDF, é possível desenvolver peças diferenciadas com design curvado. Isso porque o material é altamente maleável, ampliando o leque de criação dos projetistas e marceneiros. Aqui, não existem limitações técnicas, como o que pode acontecer com outros tipos de madeira.

 

  1. Decorações coloridas

Entre as vantagens do MDF, podemos citar as inúmeras possibilidades de padrões que ele pode ter. Tons madeirados são os clássicos que nunca saem de moda e transformam os ambientes em verdadeiros refúgios de aconchego.

 

No entanto, com o MDF, é possível ir além. Existem diversos revestimentos de cores em tons de azul, como Azul Sereno e o Lord; verde como o Sálvia e o Verde Jade; Lavanda; tons de cinza, como Cinza Puro, Cinza Cristal e Grafito e muito mais! Assim, arquitetos e designers podem explorar outros tipos de décor e seguir as tendências da área utilizando um material de qualidade.

 

  1. Painéis como revestimento

O MDF também pode ser aplicado como um revestimento de parede. Nesse caso, o painel ripado é uma excelente pedida. Pode-se usar ripas com diferentes texturas, o que traz liberdade para criar projetos exclusivos.

 

Além disso, o recurso estético é uma das tendências da arquitetura e decoração, sendo incluído nos mais diversos ambientes, como salas, cozinhas, banheiros e quartos.

 

Veja mais dicas

Aqui, em nosso blog, você encontra diversas matérias sobre decoração e mais informações sobre o MDF. Aproveite e confira!