Arquitetura e Decoração
5 padrões para substituir o branco na decoração
2-08-2024
Ao comprar um móvel, você com certeza opta por um material que, além de bonito, é resistente, certo? Uma das opções mais indicadas é o MDF, já que ele preenche esses requisitos e ainda apresenta versatilidade, podendo ser utilizado para diferentes funções e ambientes.
No entanto, mesmo com o uso de um material de qualidade, é preciso manter alguns cuidados para manter a conservação da mobília ao longo do tempo e é sobre isso que vamos falar hoje!
Confira 6 dicas essenciais para aumentar a durabilidade dos seus móveis de MDF.
Antes mesmo de adquirir as suas chapas de MDF, analise o local onde a matéria-prima será aplicada. Isso é importante, pois no caso de o ambiente ser bastante úmido, como cozinhas, banheiros ou lavanderias, o recomendado é investir em um MDF específico para essas áreas.
É o caso do MDF Hidrófugo da ARAUCO, um produto que possui, em sua composição, um mix de resinas especiais que inibem o inchamento do substrato, tornando-o mais resistente a umidade.
Apesar de existir um modelo de MDF específico para ambientes úmidos, nenhum tipo de MDF possui resistência à imersão em água, pois, quando isso acontece, o material estufa e esse processo é irreversível.
Este efeito também pode ocorrer caso você esqueça um pano úmido ou molhado em cima do móvel. Nesses casos, a única alternativa é substituir a peça ou parte dela. Se, por algum acidente, o MDF for molhado, seque imediatamente e abra as portas e janelas para o ar circular no ambiente e evitar mofo.
Mesmo o MDF Hidrófugo da ARAUCO, resistente a umidade, precisa de cuidados no caso de unidade excessiva ou contato com água abundante.
O excesso de sol pode danificar a estrutura do seu móvel ou alterar a cor original do acabamento, mesmo no caso dos materiais mais resistentes como as melaminas ARAUCO. Portanto, utilize cortinas e persianas que deixam a luminosidade entrar, mas protegem o material da luz solar direta.
Limpar móveis de MDF é bastante simples: um pano levemente umedecido já é suficiente. Opte por uma flanela branca, para evitar manchas e lembre-se de secar muito bem o móvel ao final. Para sujeiras resistentes, utilize um pano macio com sabão neutro. Em seguida, retire o produto e passe um paninho seco.
Produtos abrasivos, químicos, ceras, álcool e saponáceo não são indicados, pois podem agredir o MDF, causando manchas permanentes. Nos casos em que o móvel esteja muito engordurado, use sabão de coco, deixando produtos desengordurantes de lado.
Outra orientação é realizar a limpeza com movimentos na direção da textura natural do MDF.
As ferragens dos móveis também exigem cuidados. Na cozinha, por exemplo, a mobília sofre mais desgaste, devido aos temperos utilizados nesse ambiente, como é o caso do sal.
Sendo assim, evite o contato de certas especiarias com o móvel e use forros sobre o MDF para um armazenamento mais seguro. Além disso, um desengripante é indicado para manter as dobradiças e corrediças lubrificadas e em bom funcionamento.
Na hora de planejar os móveis, é importante avaliar quais objetos serão armazenados sobre o móvel, para que ele tenha o suporte adequado. Colocar mais peso do que o indicado pode empenar o MDF.
Também não é recomendado deixar itens muito quentes, como panelas e assadeiras, diretamente no móvel.
Encontre a sua chapa de MDF na ARAUCO
Agora que você sabe manter o seu painel de MDF, acesse o marketplace ARAUCO Online e compre agora as chapas para projetar o seu ambiente.