ARAUCO mantém equipe e estrutura especializadas no combate a incêndios florestais. Conheça!

20-12-2021

O cuidado e a preservação das florestas são grandes preocupações da ARAUCO Brasil. E hoje vamos mostrar como atuamos em relação a um fator que pode impactar o meio ambiente e as comunidades onde atuamos.

Neste ano, as altas temperaturas e a falta de chuvas de março a agosto aumentaram a probabilidade de incêndios florestais. Para controlar esse fenômeno natural, a ARAUCO tem uma equipe totalmente dedicada a monitorar os focos iniciais de fogo. Agora, a empresa conta também com o apoio da tecnologia para aprimorar esse trabalho de prevenção.

Estamos instalando câmeras de alta resolução nas torres de monitoramento de todas as unidades florestais no Paraná e no Mato Grosso do Sul transmitindo imagens em tempo real. A tecnologia usa sensores com visão térmica que detectam focos de incêndios antes deles tomarem grandes proporções.

“O zoom óptico das câmeras de monitoramento consegue ampliar a visão em mais de 40 vezes, permitindo enxergar o que acontece em mais de 20 km de distância, superando o olho humano, que consegue ver a uma distância de até 8 km, dependendo do terreno e das condições climáticas. O sistema também tem ótima performance noturna”, explica José Renato Ventura Rodrigues, coordenador Florestal da unidade de Sengés, PR.

Além das câmeras, a ARAUCO conta também com o apoio de helicópteros no combate aos focos de incêndio. “Dessa forma, o combate inicial com água e a equipe de brigadistas da empresa chega rapidamente ao local do fogo, inclusive em áreas de difícil acesso. Todo o trabalho de combate aos incêndios só consegue ser eficiente se realizado logo que um foco é detectado, por isso o uso de aeronaves é imprescindível”, explica Felipe Fillus, coordenador Florestal da unidade de Mato Grosso do Sul.

A ARAUCO tem mais de 300 pessoas preparadas para combater incêndios florestais, além de um acordo de cooperação mútua com outras empresas da região.