Arquitetura e Decoração
5 padrões para substituir o branco na decoração
0-%08-%2024
As cores fazem parte da nossa vida. Seja na natureza, na moda, nas ruas ou dentro dos ambientes… Cada uma das tonalidades que presenciamos nos remetem a sensações, como explica a psicologia das cores – assunto que abordaremos neste conteúdo.
Dessa forma, na hora de projetar espaços, a paleta de cor escolhida é uma das partes mais importantes. É ela que irá definir o estilo e a personalidade do local, sendo capaz de ativar emoções, como relaxamento ou alegria, por exemplo.
Siga a leitura e entenda como você pode utilizar o poder das cores para criar ambientes incríveis.
O que é a psicologia das cores?
É um campo fascinante que explora a influência das cores no humor e nas emoções das pessoas. Cada tom possui uma energia única que pode evocar diferentes sentimentos e reações psicológicas. O vermelho, por exemplo, geralmente está associado à paixão e energia, enquanto o azul transmite tranquilidade e confiança.
Compreender a psicologia das cores é muito importante na hora de planejar ambientes, sejam eles espaços residenciais, comerciais ou de trabalho. A escolha cuidadosa das cores pode criar atmosferas que promovem produtividade, relaxamento ou interação social, dependendo dos objetivos desejados.
Fazer uso dessa psicologia não apenas contribui para o design estético, mas também garante a criação de ambientes que promovem o bem-estar emocional e mental dos ocupantes. Na arquitetura e no design de interiores, deve-se levar em conta o perfil das pessoas que irão usufruir do espaço, para optar por uma paleta assertiva, construindo experiências visuais que ressoam positivamente nas emoções das pessoas.
Escolha as cores de acordo com o propósito
Antes de tudo, é preciso entender qual é a finalidade daquele ambiente, para que ele será usado e como é a personalidade e o dia a dia das pessoas que farão uso daquele espaço. Por exemplo, na cozinha, você pode fugir do tradicional branco e optar por tons semelhantes, mas inovadores, como é o caso do Atenna, tradução fiel de um mármore nobre, ou do Orvalho, que amplia espaços com seu visual luminoso e a textura Vert. São cores perfeitas para quem deseja dar aquela sensação de higiene no espaço. Além disso, são indicadas para pessoas que buscam por uma vida mais saudável, sem exageros, já que cores mais quentes, como o vermelho, são associadas ao aumento do apetite.
Em escritórios ou home offices, você pode utilizar partes dos móveis ou revestimentos em tons verdes, como o Verde Jade, que inspira criatividade. Já nos quartos, o objetivo é que transmita relaxamento e tranquilidade, portanto, cores mais amenas, como o Azul Sereno, são bem-vindas. Os acabamentos que reproduzem texturas também são ótimas alternativas para os ambientes de dormir, como o Linho, por exemplo.
Nas salas de estar e jantar, os madeirados podem ser predominantes, já que remetem ao aconchego e ao conforto. Tons como o Areal e o Amendoeira são excelentes opções. Se você deseja ousar com matizes mais fortes ou vibrantes, escolha apenas uma das paredes para receber esse tom, como aquela que fica de frente para a porta da entrada ou que tal criar um painel diferenciado que chame a atenção. Nesses casos, o Reali é uma boa escolha.
Conte com os painéis ARAUCO
Confira todos os padrões da ARAUCO e crie projetos verdadeiramente incríveis. São diversas opções de tonalidades que transmitem os mais diversos sentimentos. Além disso, as cores podem formar combinações perfeitas entre si para dar um toque totalmente especial e único aos ambientes.