Arquitetura e Decoração
5 padrões para substituir o branco na decoração
2-08-2024
A preocupação com a preservação e sustentabilidade social e ambiental, além da busca pela alta qualidade são dois pilares fundamentais aqui na ARAUCO. Com o objetivo de aprimorar os processos e maximizar o valor dos recursos florestais, em 1990 criamos o Bioforest, um centro de pesquisa e inovação dedicado a encontrar soluções sustentáveis e eficientes para todas as áreas de atuação da ARAUCO, seja florestal, celulose ou madeira.
Para conhecer mais sobre o programa e como ele trabalha em prol do meio ambiente, ao mesmo tempo em que oferecemos painéis de alta qualidade, continue lendo este artigo!
O que é o Bioforest?
O Bioforest é um centro de pesquisa que há mais de 30 anos desenvolve e aplica as melhores tecnologias através de conhecimentos científicos e tecnológicos para impulsionar a produção do recurso florestal e industrial, levando em consideração a conservação ambiental e a proteção da biodiversidade.
O centro de pesquisa da ARAUCO conta com uma equipe especializada e um conjunto de instalações e equipamentos de ponta, garantindo a excelência em suas pesquisas.
Conheça os quatro pilares do Bioforest
Veja quais são esses pilares, essenciais para o sucesso de seus projetos:
Áreas de pesquisa Bioforest
No Bioforest, são desenvolvidas pesquisas em três áreas principais: florestal, biopainéis e biocelulose. Veja mais sobre cada uma a seguir:
Na área florestal, o Bioforest utiliza a genética para selecionar as espécies mais adequadas e que se adaptam às mudanças climáticas de cada região. Isso visa otimizar e maximizar o valor dos recursos florestais, desde o viveiro até a colheita, ao mesmo tempo em que estabelece desafiadores objetivos socioambientais para a conservação e proteção da biodiversidade e seus serviços ecossistêmicos.
O conhecimento que acumulamos sobre como a água, a rica biodiversidade e o ciclo de carbono se relacionam com nossos bosques sustenta nossa estratégia de sermos um negócio renovável.
As pesquisas estão orientadas a partir do melhoramento dos processos de produção da fabricação de painéis, como a redução do consumo de resinas sintéticas. Isso inclui o uso de ingredientes de base biológica nos adesivos. A pesquisa também é centralizada para melhorar a construção desse nobre material.
O Bioforest aprimora a produção de celulose e desenvolve tecnologias para ajudar a reduzir o consumo de água, as emissões de CO₂ e resíduos sólidos e, dessa forma, aumentar a produtividade e rendimento.
Projetos de pesquisa do Bioflorest
Dentre os projetos de pesquisa, destacam-se o conhecimento do solo, a proteção sanitária, a nanocelulose e o laboratório de biotecnologia.
Cada um contribui para o avanço da ciência e da tecnologia no setor florestal, resultando em produtos de alta qualidade e sustentáveis.
Relatório de investimento em 2022
Em 2022, investimos significativamente no programa – cerca de USD 11 milhões -, reafirmando o compromisso da empresa com a pesquisa e a inovação.
O relatório de investimento deste ano demonstrou os resultados positivos alcançados pelo centro de pesquisa, assim como a importância estratégica do Bioforest para a nossa empresa.
Acesse o Relatório Integrado 2022 aqui
Quer ficar por dentro do Bioforest?
Para saber mais sobre o programa e suas pesquisas inovadoras, acesse nosso site e encontre informações detalhadas sobre as atividades e os projetos em andamento.