Arquitetura e Decoração

Dicas de decoração sustentável para o seu projeto

20-05-2024

Mais do que apenas estética, a decoração sustentável representa um compromisso com o meio ambiente, valorizando materiais e técnicas que minimizem o impacto negativo sobre o planeta. 

 

Para inserir esse estilo de décor nos seus projetos, separamos algumas orientações, que vão ajudar você a transformar os espaços em ambientes ecologicamente conscientes, personalizados e únicos, sem abrir mão do aconchego. Vamos lá? 

 

Insights para criar uma decoração sustentável 

A seguir, confira dicas para deixar o seu projeto com aquela pegada mais sustentável: 

 

  • Reaproveite, repagine 

Muitas vezes, não é necessário reconstruir todo um ambiente quando você quer reformá-lo. Basta repaginá-lo! Para isso, algumas ideias são bem-vindas, como a restauração de móveis antigos, por exemplo. Mudar de lugar também é uma alternativa interessante e que faz toda a diferença na decoração. 

 

Outra opção é alterar apenas uma das paredes do espaço. Isso vai garantir uma atmosfera totalmente nova à composição. Para fazer isso de forma prática, sem gastos desnecessários, aposte no ARAUCO Decore, um kit com 10 placas decorativas que pode ser aplicado em áreas internas nos mais diversos tipos de superfícies, como drywall, ACM, cerâmica, concreto, tijolo, gesso, entre outras. A instalação é limpa e rápida e você mesmo pode fazer! 

 

Saiba mais sobre projetos DIY e use a sua criatividade! 

 

  • Escolha materiais ecológicos 

Uma das principais vertentes desse tipo de decoração é o uso de materiais sustentáveis, que são produzidos de maneira ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. É o caso dos painéis MDF da ARAUCO, que são feitos a partir de um gerenciamento de recursos florestais renováveis, incluindo as melhores práticas, ambientais, sociais e econômicas, sempre em harmonia com o entorno. 

 

Peças vintage, móveis restaurados, objetos reaproveitados e até mesmo materiais descartados também devem ser considerados, já que podem ser transformados em elementos decorativos únicos e cheios de personalidade. 

 

  • Invista em móveis de qualidade e funcionais 

Na hora de projetar o ambiente, pense em funcionalidade, atendendo às reais necessidades dos usuários. Além disso, móveis de qualidade que garantem maior durabilidade são muito mais sustentáveis. Tenha como objetivo investir em uma mobília que seja resistente e que possa ser muito bem aproveitada. 

 

  • Use a luz natural ao seu favor 

Para ser mais sustentável, é preciso também poupar energia. Para isso, nada melhor do que aproveitar a iluminação natural. Projete janelas grandes e ambientes integrados, que possam receber a luz do dia. Assim, você reduz o uso de lâmpadas artificiais. Além disso, na hora de fazer o projeto de iluminação, pense consciente e aposte em recursos mais econômicos. 

 

  • Adquira produtos de empresas que pensam no meio ambiente 

Além de produzir painéis de MDF sustentáveis, a ARAUCO se preocupa com a proteção do meio ambiente em todos os seus processos. Para você ter uma ideia, a empresa é a única do Brasil a produzir 100% das chapas com especificações equivalentes ao nível 2 da certificação CARB, rigorosa norma de emissões na atmosfera. 

 

Isso significa que, ao comprar os produtos ARAUCO, você pode ter a certeza de estar investindo em painéis feitos a partir das melhores práticas internacionais, com alta segurança e excelência. 

 

Saiba mais sobre as ações sustentáveis da ARAUCO 

Entenda como a ARAUCO está comprometida com as gerações futuras, a partir de suas ações sustentáveis.