Arquitetura e Decoração

Madeira na decoração: 3 tendências para 2023

25-11-2022

O universo da decoração se renova a cada temporada, sendo influenciado pelas mudanças sociais, adaptando-se aos novos hábitos da população. Para o próximo ano, uma das tendências é a utilização da madeira na composição dos ambientes.

Isso porque esse material traz naturalidade aos espaços, oferecendo sensações como aconchego e bem-estar. Pensando nisso, separamos 3 conceitos que estarão em alta em 2023 para utilizar a madeira no décor. Confira e inspire-se para os seus futuros projetos.

 

3 tendências para usar a madeira na decoração

 

  1. O bem-estar emocional como foco

Algumas expressões entram em cena, como o “Time to Heal”, que explora a importância do bem-estar emocional no ambiente. O conceito tem a premissa de curar por meio do espaço. Sendo assim, o estilo promove o uso de materiais quentes, como a madeira. Tons como da Castanheira Natural e do Áureo são recomendados por inspirarem proteção e segurança, sensações que se esperam de um lar.

Além disso, efeitos curvos e tonalidades suaves são esperadas para garantir leveza e tranquilidade à composição. Para combinar com as cores terrosas, recomenda-se utilizar o Azul Sereno e o Verde Jade, despertando a calmaria e a esperança. Tons escuros, como o Reali, o Grafito e o Tabaco, por exemplo, também podem fazer parte da decoração, para fornecer elegância e uma certa sobriedade.

 

  1. A natureza ganha espaço

Outra tendência a ser trabalhada é o design biofílico, onde a natureza invade os espaços e se integra à decoração. Assim, além de fazer o uso da iluminação natural, as tonalidades madeiradas não podem ficar de fora da composição.

O uso de materiais que imitam pedras, como os padrões Atenna e Cinzell, e madeiras rústicas, como as cores Nogal Terracota e Pau-ferro, contribuem para se aproximar do meio ambiente e possibilitar a sensação de fluidez e ar puro.

 

  1. O despertar dos sentidos

Em um mundo hiperconectado, as pessoas sentem falta de desacelerar. A visão de consumo é reavaliada, tendo como objetivo buscar marcas socialmente comprometidas com a natureza e as pessoas.

Nesse sentido, as texturas entram em vigor, como é o caso do padrão Deva a fim de levar tranquilidade e despertar todos os sentidos. Aqui, cabe utilizar produtos naturais, com revestimentos terrosos, imperfeitos ou inacabados, além de fibras naturais, que podem ser contrastadas com metais e vidros.

 

Conte com a ARAUCO para levar as tendências aos seus projetos

Confira as diversas opções de padrões da ARAUCO e transforme os ambientes com alta qualidade e sofisticação.