Arquitetura e Decoração

Painéis de MDF: uma solução versátil para divisórias e revestimentos

21-08-2023

A madeira costuma ser um revestimento bastante utilizado em diferentes projetos. Isso se deve ao fato de que esse material apresenta inúmeras vantagens. Mas, se você deseja uma opção sustentável e ainda mais versátil, pode recorrer aos nossos painéis de MDF, produzidos a partir de recursos florestais renováveis por meio das melhores práticas ambientais, sociais e econômicas.

 

A seguir, confira porque os painéis de MDF são uma ótima alternativa para revestir ambientes ou serem usados como divisórias.

 

Por que usar MDF para revestir as paredes e como divisórias?

Atualmente, os projetos não se limitam apenas à beleza. Os espaços também precisam ser funcionais, especialmente com a tendência de ambientes integrados. Nesses tipos de composições, os painéis de MDF são muito bem-vindos para serem usados como divisórias, já que esse elemento estético é capaz de criar possibilidades dentro de um mesmo cômodo.

 

Fazer a divisão de espaços com chapas de MDF ainda é muito mais acessível do que optar por materiais em vidro ou alvenaria. Além disso, estão disponíveis em diferentes padronagens de madeirais e reprodução de outros materiais, adaptando aos mais diversos estilos de decoração.

 

Já o revestimento de paredes com painéis de MDF surgiu como uma opção mais moderna e sofisticada para revestir ambientes, sem a necessidade de pintura. Nesses projetos, cria-se um efeito mais acolhedor e torna a obra mais simples. Outra vantagem é a infinidade de cores e combinações possíveis dentro de uma mesma composição.

 

3 ideias para revestir paredes com painéis de MDF

Entenda como é possível aplicar os painéis de MDF como revestimento de parede:

 

  1. Em tons de madeira

Essa é a maneira mais clássica de aplicar os painéis de MDF. Ideal para quem deseja decorações mais neutras e atemporais.

 

Aqui, a ideia é escolher um tom que resgate a madeira natural para trazer aquela sensação da natureza para dentro de casa, criando um clima aconchegante ao espaço. Nesse caso, indicamos os padrões Madeiral e Amendoeira, da coleção Sinestesia.

 

  1. Em cores que reproduzem diferentes texturas

Você não precisa ficar no tradicional quando o assunto é revestimento com painéis de MDF. A versatilidade do material possibilita o uso de tons diferenciados, como aqueles que reproduzem tecido ou pedra. Perfeito para quem quer trazer um toque inovador ao décor.

 

Em ambientes onde a composição já está bastante neutra e minimalista, invista em uma tonalidade mais marcante para revestir uma única parede, por exemplo, deixando os demais itens do espaço como coadjuvantes. Para isso, indicamos os padrões Reali, uma reprodução fiel do mármore preto com veios dourados não paralelos, ou Deva, que se destaca por seu efeito tridimensional e convidativo.

 

  1. Em tonalidades coloridas

Caso o projeto necessite de um pouco de cor, você pode apostar em tons mais sólidos ou amenos. O Lavanda é uma ótima opção, já que cria ambientes suaves e acolhedores. Ou ainda investir em um conceito minimalista cromático, com tons coloridos com fundo acinzentado, como é o caso do Lord ou do Gris.

 

Saiba mais

Continue por aqui e acompanhe 5 vantagens dos painéis em MDF.