Manejo Florestal Sustentável
Nas nossas operações florestais, seguimos princípios de gestão sustentável para promover a biodiversidade, a produtividade e a capacidade de regeneração dos nossos bosques. Buscamos um equilíbrio entre aspectos econômicos, sociais e ambientais. As nossas plantações estão certificadas segundo os padrões de manejo florestal FSC® (FSC®C131921, FSC®C010303 y FSC®C010673) e/ou PEFC, ou estão em processo de obtenção de tais certificações.
Garantimos os padrões mais altos de rastreabilidade com relação à origem da nossa madeira. Toda a madeira que utilizamos possui certificação FSC®, ou cumpre com o padrão de madeira controlada FSC. Estas estratégias e práticas nos permitem garantir que toda a madeira que utilizamos provém de fontes geridas de forma responsável, cumprindo os nossos compromissos ambientais.
Além disso, nossas unidades industriais possuem a certificação de Cadeia de Custódia FSC® (FSC® C010928) e ISO 9001, por meio da qual atestamos a qualidade de nossos produtos.
Como trabalhamos?
Nosso manejo florestal é realizado com uma visão integral da paisagem, buscando fortalecer as funções naturais desempenhadas por nossos bosques e plantações, como os ciclos hidrológicos e a captura de CO2, elementos essenciais para o desenvolvimento sustentável do planeta. Priorizamos o cuidado do solo, a conservação e restauração ecológica e o uso sustentável de água. Buscamos gerar valor social e ambiental priorizando os serviços ecossistêmicos, incentivando o diálogo e a participação e promovendo o desenvolvimento econômico e social nas comunidades vizinhas às nossas operações. Desta forma, por meio dos nossos bosques, contribuímos com as pessoas e o planeta.
Para proteger os valores naturais proporcionados pelos nossos bosques e plantações, monitoramos constantemente as nossas operações com indicadores de impacto paisagístico que combinam 6 fatores-chave:
Biodiversidade
Contribuir com a natureza
Proteger a biodiversidade é essencial para toda a sociedade, pois proporciona ecossistemas funcionais encarregados de proporcionar as necessidades básicas para a vida; ar limpo, água e comida. Na ARAUCO, proteger e conservar a biodiversidade é parte integral da nossa gestão florestal e, em 2003, assumimos publicamente o compromisso voluntário de não substituir bosque nativo e não incentivar a substituição por parte de terceiros. Isto nos levou a desenvolver protocolos e políticas que garantam uma gestão de conservação efetiva dos bosques nativos.
Água
Proteja e cuide este recurso
Uma boa gestão florestal permite que as árvores sejam fonte de recarga, regulação e limpeza dos aquíferos, melhorando o ciclo hidrológico em locais com presença de plantações e/ou bosque nativo. Para conseguir isso, o conhecimento é fundamental. Por isso, a empresa dispõe de uma rede de monitoramento em 16 bacias do país, que permite proteger mais de 45.000 quilômetros de cursos de água e conservar mais de 1.700 hectares de zonas húmidas.
Para avançar ainda mais significativamente, há mais de nove anos a ARAUCO promove a estratégia Desafio Água, através da qual já realizou uma centena de projetos em 38 municípios, beneficiando mais de 50 mil pessoas.
Clima
Reduzir a nossa pegada de carbono
Somos a primeira empresa florestal a certificar a sua neutralidade carbônica desde 2018. Mas porque sabemos que isso não é suficiente, aumentamos a nossa ambição. Em 2022 submetemos nossos objetivos de redução de emissões para os escopos 1, 2 e 3 ao Science Base Targets (SBT) e assim continuamos contribuindo para atingir a meta global de zero emissões líquidas até 2030.
Proteção do Patrimônio e prevenção de incêndios
Não + incêndios
Devido às mudanças climáticas, o risco de incêndios florestais aumentou. Para enfrentar esta situação, desenvolvemos uma estratégia integral de Prevenção e Controle de Incêndios, focada principalmente na proteção das áreas de interface urbano-rurais. Além disso, estabelecemos uma rede estrutural em todo o território, com cinturões de proteção em áreas habitadas próximas a plantações e complexos industriais. Estas medidas incluem a manutenção de uma faixa livre de vegetação, uma faixa corta-fogos e uma faixa de amortecimento.
Solo
Garantir a saúde do solo
Os solos são fundamentais para o desenvolvimento e produtividade das nossas plantações, pois acumulam água e nutrientes. Protegemos os solos para o desenvolvimento e produtividade das nossas plantações. Evitamos a erosão através da cobertura vegetal e cuidados pós-colheita. Recuperamos solos degradados com matéria orgânica. Aplicamos as melhores práticas silviculturais para preservar sua produtividade e características.
Desenvolvimento local
Comprometidos com nossas comunidades
Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde vivemos e trabalhamos, para isso desenvolvemos programas que geram benefícios significativos a longo prazo, utilizando um modelo baseado no diálogo e na participação para garantir que essas iniciativas sejam efetivas e sustentáveis.