Arquitetura e Decoração

Tons terrosos: uma tendência que você precisa usar na decoração

18-06-2024

Os tons terrosos têm conquistado cada vez mais espaço e admiradores, trazendo uma sensação de acolhimento, naturalidade e sofisticação aos ambientes. Eles remetem à paleta de cores encontradas na natureza, evocando uma conexão com a terra e proporcionando composições harmoniosas e equilibradas.  

 

Seja em móveis, paredes, tecidos ou acessórios, a escolha por cores terrosas confere uma atmosfera quente e convidativa, capaz de transformar qualquer projeto em um refúgio de tranquilidade e aconchego. Neste texto, vamos explorar as diversas maneiras de incorporar essas tonalidades na decoração e dicas de padrões terrosos da ARAUCO para compor as suas criações. 

 

O que são tons terrosos? 

Esse tipo de tonalidade é inspirado nos elementos naturais da terra, incluindo uma variedade de marrons, beges, ocres, terracotas e verdes suaves, que resgatam a aparência do solo, da areia, da argila, das pedras e das folhagens. Por remeterem à natureza, conseguem transmitir uma sensação de calor, conforto e acolhimento aos ambientes. 

 

Essas cores são frequentemente usadas na decoração de interiores por sua versatilidade e atemporalidade. Excelentes para harmonizar com outros tons e materiais, funcionando bem tanto em estilos mais rústicos e tradicionais quanto em composições modernas e minimalistas. 

 

Como usar os tons terrosos nos ambientes? 

Se você quer aderir a essa tendência, confira 5 dicas para utilizar essas tonalidades de forma harmônica: 

 

  1. Painéis de MDF para revestir paredes

Uma das alternativas mais interessantes é incorporar os tons terrosos na parede. Você não precisa necessariamente pintá-la, apenas incluir um painel de MDF na tonalidade desejada para criar um fundo quente e neutro. Prefira fazer isso em ambientes bem iluminados naturalmente, para que o cômodo não fique escuro, garantindo uma composição mais acolhedora. 

 

  1. Móveis de madeira

Móveis de madeira com acabamentos naturais são perfeitos para introduzir tons terrosos no projeto. Escolha materiais sustentáveis e de qualidade, como as chapas de MDF e opte por tonalidades que resgatem a nogueira, por exemplo, para adicionar um toque rústico ao ambiente. Mesas de centro, estantes e outras diversas peças não apenas introduzem cor, mas também textura e calor. 

 

  1. Têxteis e estofados

Use almofadas, tapetes, cortinas e estofados em tons terrosos para adicionar camadas de cor e conforto ao seu espaço. Combine diferentes texturas e padrões dentro da mesma paleta de tons para um visual coeso e interessante. Materiais como lã, algodão e linho também são bem-vindos para criar uma sensação de aconchego. 

 

  1. Acessórios decorativos

Pequenos elementos fazem uma grande diferença no resultado. Insira vasos de cerâmica, esculturas, molduras de quadros e cestos em tons terrosos. Esses acessórios decorativos podem ser facilmente trocados conforme a estação ou a mudança de tendências, oferecendo flexibilidade à composição. 

 

  1. Plantas e elementos naturais

Adicionar plantas e elementos naturais é uma excelente maneira de complementar os tons terrosos, já que combinam muito bem entre si. Use vasos de barro, potes de terracota e cestos de palha para inserir a vegetação ao ambiente. Além de trazer um toque de verde, as plantas contribuem para um ar mais fresco e vivo dentro de casa. 

 

Tons terrosos da ARAUCO para criar ambientes perfeitos 

Agora que você já conferiu todas as possibilidades de inserir as cores terrosas na decoração, veja alguns padrões da ARAUCO que seguem essa tendência: 

 

Jalapão 

Faz parte dos Tons do Brasil, coleção 2024 da ARAUCO, e é a perfeita representatividade das cores terrosas. O padrão resgata a natureza avermelhada das paisagens encantadoras do Tocantins, para fornecer um tom vibrante, intenso e terroso. Ideal para ser combinado com tonalidades suaves ou madeiras de diversas tonalidades. 

 

Atlântica 

É também um dos Tons do Brasil! O padrão remete à madeira avermelhada da nossa exuberante mata litorânea. Quente e marcante, apresenta um belo desenho de catedrais e veios. Com visual alinhado ao estilo retrô, traz memórias e aconchego aos ambientes. 

 

Nogueira Pecan 

Com catedrais alongadas e poros delicados, é uma proposta marcante. Sua inspiração vem da clássica Nogueira da América do Norte, um padrão que tem a tonalidade marrom aquecida das típicas nozes pecan e traz elegância ao seu espaço. 

 

Camelo 

Une o couro em tom caramelo com a força e tradição que atravessam os tempos. Este padrão assume protagonismo no ambiente e traz o tátil do couro natural a um novo patamar de sofisticação, sendo indicado para móveis, painéis e objetos de design. Uma jornada ímpar entre luxo, conforto e sustentabilidade. 

 

Maragogi 

Na Costa dos Corais, encontramos praias e piscinas naturais com águas em tonalidades claríssimas. A partir disso, veio a inspiração para criar o Maragogi, um dos Tons do Brasil. Em um verde muito leve, delicado e calmante, oferece um frescor natural e encanta tanto em usos individuais quanto em combinações com outras cores e padrões. 

 

Confira mais inspirações 

Continue em nosso blog para ler outros artigos sobre decoração e tendências para arquitetura e design de interiores.