Arquitetura e Decoração
5 padrões para substituir o branco na decoração
2-08-2024
Em meio à evolução tecnológica e à urbanização, as tendências de arquitetura e design se voltam à reconexão com a natureza e ao uso de materiais sustentáveis. Isso porque apostar em elementos naturais e ecológicos pode influenciar positivamente nos ambientes. Quer saber como isso funciona? A seguir, você entende mais sobre essa relação e entende como aplicar o design biofílico, tendência perfeita para unir sustentabilidade e bem-estar em seus projetos.
O que é a biofilia?
É a relação de afinidade entre o ser humano e a natureza. Nós, como seres vivos, necessitamos estar em constante contato com o meio ambiente, para garantirmos mais saúde e qualidade de vida.
Nesse sentido, o design biofílico chega com esse intuito: resgatar a nossa conexão com o meio ambiente, mesmo em espaços urbanos, para promover maior bem-estar.
Qual é a relação da biofilia com a sustentabilidade?
O design biofílico é uma abordagem que envolve a integração da natureza ao projeto. Isso significa que é possível incorporar elementos naturais à decoração dos espaços. No entanto, para isso, é necessário utilizar materiais sustentáveis, uma vez que o objetivo desse conceito não é apenas trazer a natureza para dentro de casa, mas também contribuir para a preservação do meio ambiente.
Dessa forma, utilize técnicas da arquitetura sustentável, com texturas e elementos que resgatem a sensação de conexão com a natureza. Os painéis de MDF da ARAUCO são uma excelente alternativa. Produzidos a partir de um manejo florestal responsável, ainda contam com inúmeras opções de tonalidades, que reproduzem diferentes tipos de madeira, pedras, tecidos e outros materiais naturais.
Quais são os impactos positivos de ambientes sustentáveis e biofílicos para as pessoas?
Construir ambientes a partir de recursos sustentáveis e com o conceito da biofilia traz diversos benefícios às pessoas, como:
A incorporação de elementos biofílicos nos espaços tem o potencial de influenciar positivamente a saúde mental e física das pessoas. Isso ocorre porque a exposição a elementos naturais, como ar fresco, iluminação natural e plantas, tende a reduzir os níveis de estresse. Além disso, a produtividade e a criatividade podem apresentar um aumento significativo.
Utilizar o design biofílico possibilita a criação de espaços funcionais e esteticamente agradáveis. Além disso, por meio dos elementos incorporados, são transmitidas sensações de calma e conforto, proporcionando uma experiência emocionalmente envolvente. Portanto, esse conceito pode ser valioso para restaurantes e estabelecimentos comerciais, que desejam garantir a satisfação dos clientes.
Criar projetos sustentáveis é uma tendência que está prevista para crescer ainda mais nos próximos anos. Portanto, investir nesse tipo de abordagem ao construir ambientes faz com que as propriedades sejam valorizadas. Além disso, arquitetos e designers de interiores que apostam no design biofílico também são cada vez mais procurados e reconhecidos.
A biofilia na arquitetura promove a conservação de recursos naturais e a eficiência energética, o que resulta em uma redução significativa do impacto ambiental. As estratégias desenvolvidas em projetos sustentáveis incluem a utilização de ventilação e iluminação naturais, o que contribui para a redução do consumo de energia. Além disso, a implementação de telhados verdes e paredes vivas auxilia na mitigação dos efeitos da ilha de calor urbana, contribuindo para a preservação da biodiversidade.
Dicas para projetar ambientes sustentáveis e biofílicos
Confira algumas orientações que podem ajudar a projetar espaços mais sustentáveis.
Por que utilizar iluminação artificial quando é possível aproveitar a luz natural? Projete estrategicamente as janelas e faça uso de claraboias e prateleiras de luz. Além de reduzir o consumo de energia elétrica, cria uma atmosfera mais convidativa e agradável.
Aposte em materiais sustentáveis, como chapas de MDF, e opte por tonalidades que remetam à natureza, como tons terrosos, madeira, pedra e bambu, assim como formas orgânicas. Essas cores e materiais proporcionam uma sensação de calma e tranquilidade, que só podemos experimentar quando estamos em meio à natureza.
Conheça em nosso marketplace os padrões : Jequitibá, Cumaru, Verde Jade, Azul Sereno, Sálvia, Bambu e Atenna
Se possível, crie espaços externos, como pátios, varandas e terraços. Áreas como essas permitem que as pessoas desfrutem do ar puro e tenham contato com a luz natural.
Mesmo em ambientes fechados, é possível trabalhar com o design biofílico, incluindo plantas e jardins verticais, por exemplo. Além de melhorarem a qualidade do ar, são uma excelente alternativa para inserir a vida vegetal na decoração.
Continue em nosso blog
Permaneça em nosso blog e acompanhe outros artigos sobre sustentabilidade e arquitetura.