Arquitetura e Decoração
5 padrões para substituir o branco na decoração
2-08-2024
Você sabia que cientistas estimam a existência de entre 10 e 50 milhões de espécies vegetais e animais? No entanto, até o momento, apenas 1,5 milhão foram identificadas e classificadas. Dessas espécies, impressionantes 20% estão localizadas no Brasil. Devido à sua vasta variedade de plantas e animais, o país é conhecido como um lugar de «megadiversidade». No Dia Internacional da Biodiversidade, é importante refletir sobre a importância da preservação das espécies e o envolvimento da ARAUCO nessa temática.
O que é biodiversidade?
O termo descreve a imensa variedade das formas de vida existentes e a inter-relação entre cada uma delas, formando um ecossistema onde uma espécie afeta diretamente muitas outras.
Também chamada de diversidade biológica, ela está presente em todos os lugares: seja em meio ao deserto, no fundo do mar ou nas florestas.
Uma data única para a biodiversidade
A biodiversidade existente no planeta é a responsável por fornecer alimentos, remédios e a matéria-prima utilizada pelos seres humanos para os mais diversos fins. Tamanha é a sua importância que a Organização das Nações Unidas (ONU) sancionou o Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado em 22 de maio.
A data tem o intuito de conscientizar as pessoas a preservarem a diversidade biológica para garantir um planeta mais sustentável e saudável. No Brasil, essa celebração não poderia ser mais significativa, afinal, o país é considerado o mais biodiverso do mundo. Isso se deve graças à riqueza natural presente na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.
Infelizmente, essa imensa variedade de espécies animais e vegetais vem sendo destruída por causa de ações humanas, como poluição, desmatamento e uso excessivo de recursos naturais. Nesse cenário, é fundamental que empresas e pessoas empreguem mudanças em suas atitudes diárias para conservar a biodiversidade e proteger o planeta.
Quais são as principais ameaças à biodiversidade?
A cada ano, em média, ocorrem o desmatamento de 17 milhões de hectares de floresta tropical. Como consequência, estima-se que entre 5 e 10% das espécies que habitam essas áreas estarão extintas nos próximos 30 anos. Em diversos países, como a Suécia, a acidificação dos lagos é tão intensa que plantas e peixes não conseguem sobreviver nesse ambiente.
Essas situações são evidências de que a sociedade ainda não compreendeu plenamente a importância da preservação da natureza, resultando no desperdício de recursos naturais em grande escala e na exploração indiscriminada de diversas espécies até a sua completa extinção.
Quais são as ações da ARAUCO para preservar a biodiversidade?
Na ARAUCO, nós nos dedicamos a gerenciar de forma sustentável os recursos florestais renováveis, levando em consideração práticas ambientais, sociais e econômicas. A proteção da biodiversidade é uma das nossas prioridades, visando preservar os recursos naturais para as gerações futuras.
Só no Brasil, nos empenhamos em cuidar de mais de 87 mil hectares de áreas nativas e realizamos estudos para compreender e conservar a diversidade biológica. Graças aos esforços contínuos e à geração de conhecimento científico, já identificamos mais de 700 espécies de fauna e mais de 800 espécies de flora, das quais ultrapassam mais de 130 espécies em perigo de extinção. Também estamos comprometidos com a manutenção e melhoria de uma rede de 8 Áreas de Alto Valor de Conservação em mais de 8.500 hectares.
A pesquisa desempenha um papel fundamental no nosso desenvolvimento sustentável, possibilitando melhorias a longo prazo. Por isso, pensando em inovação para criação de iniciativas que buscam a sustentabilidade socioambiental, há 30 anos foi criado o Bioforest, um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, dedicado à aplicação de tecnologias de última geração em biotecnologia, celulose, estufas, preservação florestal e plantas industriais nos diversos países onde atuamos.
O centro também realiza estudos sobre ecossistemas e florestas nativas, que dão suporte aos nossos compromissos de conservação e restauro com base na ciência, além de coletar conhecimentos sobre o ciclo do carbono, a água e a biodiversidade, que apoiam nossa estratégia de ser um negócio renovável.
Além disso, mantemos parcerias com organizações nacionais e internacionais que promovem o conhecimento científico em prol da sustentabilidade. Buscamos agir em harmonia com o ambiente ao oferecer produtos saudáveis e contribuir para a preservação do ecossistema.
Veja mais sobre o tema em nosso Relatório Integrado 2022 (em espanhol).
Dicas para você colocar em prática e contribuir com o planeta
Agora, confira algumas orientações que você pode colocar em prática para ajudar a preservar a biodiversidade.
Isso significa que você deve buscar empresas que se preocupam com o meio ambiente, produzem produtos sustentáveis e implementam ações para cuidar do planeta. A compra de alimentos orgânicos, por exemplo, contribui para reduzir o uso de agrotóxicos nas propriedades rurais, o que é benéfico para a agrobiodiversidade.
Além disso, é recomendado optar por produtos que utilizem embalagens biodegradáveis, escolher roupas feitas com tecidos naturais e adquirir móveis fabricados com chapas de MDF provenientes de processos que seguem práticas florestais ambientalmente responsáveis.
Muitas pessoas têm o desejo de ter animais silvestres como animais de estimação. No entanto, essa prática é altamente questionável, uma vez que essas espécies podem sofrer bastante quando são mantidas fora de seu habitat natural. Portanto, é importante evitar a compra desses animais, especialmente de forma ilegal ou sem conhecimento de sua procedência.
Mantenha-se informado sobre a biodiversidade ao seu redor. Isso permitirá uma compreensão mais clara das suas ações e possibilitará a adoção de hábitos que protejam a fauna e flora local.
Uma outra sugestão é participar de grupos que realizam mutirões de limpeza em praias, por exemplo, ou de plantios em áreas degradadas. Se possível, compartilhe as iniciativas da sua cidade com amigos e outras pessoas, como forma de incentivar e educar sobre o tema.
Acompanhe o blog para ler mais
Continue por aqui para conferir outros artigos sobre esse e outros temas relacionados ao meio ambiente e à arquitetura.